Adorno e a Indústria Cultural

março 27, 2009

  

                                      Theodor Adorno

   “A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. “

     Com as palavras do próprio Adorno, podemos compreender o porque das suas reflexões acerca desse tema.

    Theodor Wiesengrund-Adorno, em parceria com outros filósofos contemporâneos, estão inseridos num trabalho muito árduo: pensar filosoficamente a realidade vigente. A realidade em que vivia estava sofrendo várias transformações, principalmente, na dimensão econômica. O Comércio tinha se fortalecido após as revoluções industriais, ocorridas na Europa e, com isso, o Capitalismo havia se fortalecido definitivamente, principalmente, com as novas descobertas cientificas e, conseqüentemente, com o avanço tecnológico.

   O homem havia perdido a sua autonomia. Em conseqüência disso, a humanidade estava cada vez mais se tornando desumanizada.

   O domínio da razão humana, que no Iluminismo era como uma doutrina, passou a dar lugar para o domínio da razão técnica.  Os valores humanos haviam sido deixados de lado em troca do interesse econômico. O que passou a reger a sociedade foi a lei do mercado, e com isso, quem conseguisse acompanhar esse ritmo e essa ideologia de vida, talvez, conseguiria sobreviver; aquele que não conseguisse acompanhar esse ritmo , seria jogado à margem da sociedade. Nessa corrida pelo ter, nasce o individualismo, que, segundo o nosso filósofo, é o fruto de toda essa Indústria Cultural.

  Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais

Um Exemplo disto é o :

Cinema

cinema

  O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação. Podemos dizer que a Indústria Cultural traz consigo todos os elementos característicos do mundo industrial moderno e nele exerce um papel de portadora da ideologia dominante, a qual outorga sentido a todo o sistema.

 

Homem ou Objeto ?

  Manipulados como objetos

 

    Para Adorno, o homem, nessa Indústria Cultural, não passa de mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto. O homem é tão bem manipulado e ideolizado  que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho.

 O homem ganha um coração-máquina. Tudo que ele fará, fará segundo o seu coração-máquina, isto é, segundo a ideologia dominante.

    “O consumidor não precisa se dar ao trabalho de pensar, é só escolher.”

    Por fim, podemos dizer que Adorno foi um filósofo que conseguiu interpretar o mundo em que viveu, sem cair num pessimismo. Ele pôde vivenciar e apreender as amarras da ideologia vigente, encontrando dentro dela o próprio antídoto: a arte e a limitação da própria Indústria Cultural.

Manipulação

2 Respostas to “Adorno e a Indústria Cultural”

  1. Prof. Diego said

    Gostei das imagens ilustrando o texto!
    Parabéns, o blog está excelente!

    Abs,
    Prof. Diego

    • cklm1 said

      Obrigado pelos comentários, professor Diego!
      Estamos gostando de fazer o blog… É bom fazer algo com prazer… Só assim dá certo !!

      Obrigado mesmo !!

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